Nova camisa do Flamengo

Hoje a Olympikus, patrocinadora e nova fornecedora de material esportivo do Flamengo, lançou os novos uniformes do clube. Veja abaixo:

Novas camisas do Flamengo, pela OLK

Sinceramente, não gostei nem um pouco. Nem da camisa rubro-negra e nem da branca. Claro que gosto é que nem cu, mas eu fiquei decepcionado.

A primeira camisa tem uma “ondinha” super estranha perto da gola e fica parecendo um cabide. Nunca na história o Flamengo teve “ondinhas” em meio as listras. E como já dizia o canto da torcida, o Mengo é time de tradição.

A camisa de visitante voltou a ter as faixas horizontais no centro, invenção da Umbro na década de 90 (informação errada que foi corrigida pelo Nigro nos comentários), que fica mais parecido com a camisa do São Paulo do que qualquer outra coisa. Além disso, a tipografia usada para escrever o nome dos jogadores é a mesma do logotipo do Homem Aranha (se não for, é 99% igual).

A rejeição da torcida foi grande e a Olympikus já fez sua defesa:

Não fizemos nenhuma pesquisa histórica, pois entendemos que é o início de um novo ciclo e os torcedores vão entender. Colocamos na parte anterior um movimento que faz um contorno da gola como se fosse uma peça só e lembra os arcos da Olympikus.

Como disse meu amigo Zerrenner, o cara pega o job da maior torcida do Brasil e passa por cima da história do clube pra fazer propaganda da Olympikus? Fala sério!

No meio dessa decepção toda, resolvi brincar e fiz minhas versões do novo manto, baseado naquele usado na década de 80, época gloriosa para o Flamengo:

Como eu disse no começo do post, gosto é que nem cu. Mas, se quiserem substituir o que foi lançado por esses aí de cima, fiquem à vontade. Não cobro nada.

Importante: essa não é uma crítica ao patrocínio da Olympikus, muito pelo contrário. Todos sabemos como essa nova parceria será fundamental para o Flamengo. A crítica é *apenas* em relação ao design dos novos uniformes.

40 COMENTÁRIOS Deixe seu comentário

  1. e essa fonte do homem-aranha? nego deve ter baixado do dafont…
    e o cara falar que a referência é o logo do fabricante? pelamor…

  2. Duas coisas: em 3 semanas, foram vendidas 240mil camisas. Não se pode chamar isso de rejeição. A Nike vendia 120mil em um ano. Outra coisa é que o modelo branco, que todo mundo fala que é igual ao do SPFC, na verdade é mais antigo que o clube do morumbicha. Acontece, como eles usam o modelo como o ‘número 1′, fica a impressão que o Flamengo copiou, etc… é um equívoco que é considerado normal.

    Todo mundo tem direito de não gostar. Assim como eu acho que aquele que diz que o manto sagrado é feio merece apanhar na cara. Mas isso são outros quinhentos, afinal, são 21 milhões injetados por ano, 10 lojas em todo país sem problemas de fornecimento (o que acontecia direto com a Nike) e o Museu, que faz parte do acerto e vai gerar renda para o clube.

    Vale lembrar que, quando lançaram a última camisa da era Nike, todo mundo falou que era horrível, parecia a camisa do Freddie Krueger, etc. Mas todo mundo acabou comprando. Não tem jeito, o torcedor esperneia pq fica esperando a mesma camisa de 1980 e lá vai bolinha, e esquece que o importante é o Flamengo andar pra frente.

    Bem-vinda, Olympikus!

  3. Nigro, eu não questiono o patrocínio financeiro da Olympikus, com certeza é melhor que o da Nike e vai ajudar demais o clube.

    A única reclamação aqui é que a camisa nova, na minha opinião, é horrível. Pra mim, cagaram no manto. E justamente por se tratar da camisa do Flamengo é que eu levo mais a sério ainda.

    Eu também estranhei um pouco a última camisa que a Nike fez, mas sinceramente, nem se compara com essa porcaria que a OLK fez.

    Repito: a OLK está sendo ótima para o Flamengo, mas não consigo aceitar o novo uniforme.

    SRN.

  4. P.S.: Embora ‘saudosistas’ demais, os desenhos que você bolou para as camisas ficaram muito bons. Pq não sugere pro pessoal da OLK? Faz um viral… enfim. Você se deu o trabalho de fazer mesmo, o que custa divulgar e fazer um barulho?

  5. Olimpikus cagou no pau! Se querem reinventar a roda, escolham um time novato, sem tradição, tipo o São Paulo ou o Avaí…

    Cagar nos mantos de times com longa história é impagável. Sofro muito quando vejo as camisas do meu Verdão com muitos detalhes. Ainda que a Adidas conseguiu economizar nas lambanças e tá fazendo um bom trabalho, mas não dá. Tradição é tradição. Não adianta querer mudar o uniforme. Pra isso, faz laboratório da camisa nº 3, como foi a “amarelinha” do Palmeiras que fez um puta sucesso! Assim não agride à imagem do clube e ainda gera uma terceira opção de faturamento pra marca.

    Sério… muito sério:
    Fazer curvinha nas listras do Flamengo é uma ofensa gravíssima.
    Não sou Flamenguista mas tomei as dores… isso parece um “tomara que caia”

    Nota 0 pra Olimpikus que já chegou mal no futebol.
    É por isso que Adidas e Nike reinam absolutas. Umbro vá lá ainda… de resto, nada presta! E é tão simples!!! É só fazer bem feito o que já foi criado e adotado no coração dos torcedores como TRADIÇÃO.

    Fim.

  6. Falou tudo, Zé. Seu comentário foi melhor que meu post inteiro.

    Eu queria a camisa lisa, sem patrocínio, mas não vendem :(

  7. Concordo com o Cleber, acho que foi o mais sensato até agora.

    Se querem fazer algo fora dos padrões, façam uma terceira camisa pra pelo menos ver a aprovação dos torcedores. Mas acho que os dirigentes do Flamengo deveriam se impor e não deixar esse tipo de coisa. Mas o dinheiro deve ter falado mais alto né?

    O diretor financeiro deve ter aprovado essa camisa, rs…

  8. só não concordo com “tomara que caia”. acho que parece mais aquelas blusas femininas que tão na moda e que têm alça de um lado só.

    achei foda uma marca se meter tanto assim nas coisas de um time. até eu, que não gosto de futebol, achei isso foda.

  9. É verdade, Thales. O Nigro corrigiu esse erro aqui nos comentários:

    “Outra coisa é que o modelo branco, que todo mundo fala que é igual ao do SPFC, na verdade é mais antigo que o clube do morumbicha. Acontece, como eles usam o modelo como o ‘número 1?, fica a impressão que o Flamengo copiou, etc… é um equívoco que é considerado normal.”

    Eu realmente não sabia e achei que tivesse surgido em 90. Falha minha :)

  10. Bacana sua proposta!
    Bem melhor que o pano.
    Daria até uma outra com gola normal, pra mim que uso kkk.
    Abraços,

  11. ‘Ô, Nigro, seu gênio: venderam 200 e tantas mil na pré-venda, irmão, quer dizer: NO ESCURO.’

    Mas o fato é que vendeu e daqui a pouco neguinho vai adotar igual adotaram a ‘Freddie Krueger’, pode anotar o que eu digo. Especialmente se o Mengão for pra Libertadores, ou até mesmo ganhar o Brasileiro. Time pra isso tem, malandragem.

  12. Foda! Não entendo porra nenhuma de futebol, porra nenhuma de uniforme de futebol, porra nenhuma de tradição e história do flamengo, mas enfim.
    Pude aprender um pouco mais sobre essas coisas no seu post e entendendo um pouco de design, concordo que o uniforme novo ficou um cocô.

    Gostei bastante da sua sugestão, podiam aceitar sua proposta, uma vez que você está dando de presente um trabalho de redesign.

    O Zerrenner mandou muito bem no comentário:
    “o cara pega o job da maior torcida do Brasil e passa por cima da história do clube pra fazer propaganda da Olympikus? Fala sério!” e acho que de job eu tmb entendo um pouco hehehe…

    Parabéns pelo post bem elaborado, fundamentado e com links de referencia, sou sujeito pra falar mas adoro seu blog! eheheheh

  13. eu amei o novo uniforme pra mim tanto faz a camisa q vai representar o flamengo o importante pra mim é continuar torcendo e amando meu time com todo amor e continuar torcendo pro vasco cair mais e mais kkkkk

  14. A camisa branca com as faixas horizontais no meio foi criada em 1937, quando um treinador húngaro assumiu a equipe. Ele sugeriu a utilização de camisas claras como um uniforme para se jogar há noite, nos estádios mal iluminados da época. Bem depois passou a ser adotado como o uniforme 2 do Mengo e só foi abandonado em 1981, quando foi criado o novo uniforme para a disputa da Libertadores.

    Quanto ao direito da Olympikus de deturpar o Manto Sagrado, não, eles não têm esse direito. A assinatura da marca já está estampada no peito da camisa com bastante destaque. Mas alterar o desenho básico da camisa é sacanagem. TRADIÇÃO!!!

  15. Concordo mais ou menos… Eu também achei um pouco estranho essas curvas no começo, mas no fim das contas acabei gostando.. É como comentou o Nigro.. Acaba caindo no gosto do torcedor. Concordo também que deveriam deixar para inovar numa terceira camisa. Mas pelo que andei vendo, esse é um modelo que só será usado até janeiro, quando vai ser lançada uma nova camisa.

    Ao que parece, a Olympikus veio para lançar novidades sempre. Eles tão com projeto de um terceiro uniforme. Nesse, acho que eles tinham que bagunçar o coreto, mesmo. Fazer algo bem fanfarrão, algo que identificasse o torcedor flamenguista de longe, sem precisar remeter ao preto-e-vermelho. Apesar de achar a camisa do Flamengo uma das mais bonitas do futebol mundial (tanto que a combinação de cores já foi copiada pelo Kashima Antlers e agora está sendo usada no Manchester United – não sei se já teve rubro-negro no uniforme deles), acho que deveria ter algo meio fora do comum, para o Flamengo. Afinal, 35 milhões de brasileiros é um número bastante expressivo!

    Outra coisa que acho que falta na cultura do futebol é uma linha mais em conta, para os menos favorecidos. Tenho CERTEZA que se existisse uma linha OFICIAL por valores entre 40 e 70 reais, não comprariam tanto uniforme de camelô como compram hoje. Lógico que ainda existiriam modelos “genéricos” a R$ 15,00, mas quem é torcedor mesmo guardaria uma graninha extra para comprar uma camisa oficial.

    Gostei de suas propostas Dudu, mas acho que mais listras na camisa realmente fica melhor. Acho que poderiam fazer como no escudo do clube, com 4 listras pretas e 4 vermelhas. Acho que já dá para fazer uma combinação maneira e não dói em ninguém.

  16. Velho cagaram a nosso manto nunca vi coisa mais horrível é quem falar o contrario não tem um gosto e sim agonia. Bicho é coisa perto da gola é triste e a qualidade do material é uma merda, velho creio que o patrocínio seja importante mais a vende de itens com a marca do time e também rende e muito mas quem vai comprar um coisa que para que é falsificada, digo eu não compro nem a pau.

  17. Bom o material da camisa é péssimo mesmo, muuuuuuuuuuuuuito ruim, pareçe aquelas de camelô.
    o desing putz a gola ficou feio mesmo mais o resto da pra levar…, mais fiquei muito triste…
    minha camisa já está desfiando :S

  18. eu acho q o maior problema nessa camiseta aí é a própria marca Olympikus, parece a mesma tipografia da pasta de dentes Kolynos e num me remete em nada ao esporte! Que usem as 3 argolinhas, ficará mto melhor

  19. (comentário após ler os posts)
    esse negócio de que “logo o torcedor acostuma” pra mim tem outro significado: o flamengo poderia faturar muito mais com uma camiseta bem feita que GERASSE O ESTÍMULO DA COMPRA, do que esperar o torcedor se acostumar com essa coisa estranha. Design bem feito é aquele que não precisa de período pra se acostumar… Vide hoda civic (puxando a sardinha pro meu lado), tá estourando de vender, enquanto outros lançam um carro que o consumidor olha na primeira semana e diz, que carro horrível, e, depois de alguns meses diz: é, até que não é tão feio… Nesse “depois de alguns meses” o seu concorrente com um bom design vendeu muito mais que você….

  20. Essa nova camisa do Flamengo é completamente longe do que a historia e do fascinio que o mais querido possui. Muito mal acabada , tecido simples tal como as vendidas em camelô. Deveria ser uma obra de arte, tipo com nome completo do time bordado , ano de fundação… enfim algo a altura do que significa Flamengo na historia do futebol , ate porque os torcedores que pagam uma fortuna para adiquirir uma , merece algo de extrema qualidade.

  21. Só gostaria de entender o pq do escudo ser aplicado e não bordado, a última da Nike já fizeram isso, mas entendi q foi uma forma de represália da empresa após brigas na justiça, agora, a Olympikus entra como a grande marca q vai ajudar o Clube de maior torcida do mundo e não borda o escudo???!!! Porra, eles estão de sacanagem…
    O pior é q eu comprei ela assim q lançou, já q coleciono camisas e já tenho mais de 50, mas q não me conformo, isso não…
    Se algue´m tiver um argumenteo sobre isso, gostaria de saber…
    Saudações Rubro-Negras e seremos Hexa no domingo…

  22. Fladigão, eu estava comentando isso com um amigo meu esses dias. Tenho um modelo da Nike (2007) e o escudo bordado é lindo, material de muita qualidade.

    Enfim, espero que a OLK possa redesenhar esse modelo e caprichar mais no acabamento, várias pessoas já me disseram que acharam o tecido muito ruim.

    E vamos torcer pelo hexa no domingo! :)

  23. Eu também achei o design, com as tais ondinhas, feio. E, sinceramente, à parte aqueles dourados na gola e nas mangas e o tecido, a Freddie Krueger foi a camisa que eu mais gostei ultimamente, porque remete ao Fla dos anos 70 e 80. Além do mais , podiam parar de “poluir” tanto a camisa (sei que é preciso vender o patrocínio, mas cá pra nós, já passou dos limites)… pelo preço cobrado, há que se ter maior capricho no design, no tecido e nos detalhes do escudo e da numeração dona OLK.

  24. Pessoal eu nem falo muito sobre o design não! na minha opnião o que ficou pior que o design foi esse material ridiculo que usaram na blusa, parece blusa de feirinha, as blusas da uruguaiana tão dando de 10 a zero, cara alem do material não tem acabamento nenhum as costuras não se encontram e material é fragil de + fala sério OLK até a blusa do Atlético MG é melhor que a nossa, da uma olhadinha na Blusa do MILAN e copia vai ficar shou de bola o manto sagrado, ou se quiser me contrata que eu faço bem melhor

Leave a Reply

Campos com * são obrigatórios.


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>