Portabilidade

Tá na moda essa palavra, né? Portabilidade. Eu sabia bem por cima o que era, mas hoje a tarde fiquei por dentro do assunto. Por que? Porque fui migrar meu número de celular da TIM pra Oi.

Até um tempo atrás eu ia mudar pra Claro, sempre achei as tarifas da TIM altas demais e já tava decidido. Mas aí a Oi apareceu, com seus belos tons de roxo e laranja somados a seus planos super bacanas e acabou me conquistando.

Então, pra quem tem dúvidas de como funciona esse lance todo de portabilidade, aqui vão umas dicas que só fiquei sabendo hoje e que não tinha lido em lugar algum.

Primeiro de tudo, se você quer manter seu número atual, não adianta apenas comprar o chip de outra operadora. Tem que ser o “chip portabilidade” (da nova operadora desejada) e passar por um processo bem rápido (o meu foi) de cadastro de dados, feito em qualquer loja da “nova” operadora.

Importante: esse processo consiste em coletar dados pessoais do titular do celular e solicitar a portabilidade com a operadora “antiga”, ou seja, se o seu celular estiver no nome de outra pessoa, apenas ela poderá fazer a portabilidade.

Depois desse cadastro feito, a portabilidade já está iniciada. Ela leva 5 dias pra ser executada por completo. No meu caso, será concluída no domingo, dia 24. Até lá não pode colocar o novo chip no aparelho! Tem que esperar o dia exato, o celular vai parar de enviar/receber chamadas e aí sim a troca de chips poderá ser efetuada.

Aí, zaz! Você já esta de operadora nova, com o número antigo.

Depois que fiz a portabilidade, já recebi um SMS e duas ligações da TIM, perguntando o motivo de eu ter migrado pra Oi. Fui bem claro (sem trocadilhos): os planos são melhores e mais baratos pro que eu preciso.

Mas a atitude da TIM foi bacana, apenas perguntaram pra ter um controle, não tentaram me convencer a mudar de idéia ou aceitar alguma oferta, planos milagrosos ou algo do tipo.

Agora sou da Oi. Vamos ver o que dá.

15 COMENTÁRIOS Deixe seu comentário

  1. Minha linha é da Oi e eu não tenho do que reclamar, na verdade o único ponto fraco da operadora está no relacionamento com o cliente – não tem plano de fidelidade – e em não subsidiarem aparelhos. Ou seja, os novos bichinhos são caros na Oi, é melhor comprar em lojas normais.

  2. O meu era claro, aí mudei pra Brt, e automaticamente a claro começou a mandar SMS com promoções pra eu desistir da mudança.
    Engraçado pedi tanto a mudança de plano e era sempre tão difícil… de repente ficou absurdamente fácil…
    Resultado: Hoje tenho Brt/Oi :D

  3. ai que susto ! achei que a TIM fosse do mau.
    ainda bem que são bacanas.

    eu permaneço na vivo. .. não sei porque.. minha mãe quer me trocar pra oi .

  4. Eu acho a Oi, coisa do demo. Ja tive tanto problemas com Oi, de celular a internet banda larga. Nunca nenhum dos serviços deles funcionaram para mim.
    Estou indo para o meu 3 processo contra eles.
    Fico torçendo para que um dia não precise mais dos serviços de telefonia fixa deles.
    Boa sorte Eduzito. :)

  5. Para fazer a portabilidade no fixo funciona mais ou menos da mesma forma. Mas quando mudei para GVT, a Brasil Telecom foi um saco, me ligou para caramba e oferecendo planos “aparentemente” mais vantajosos.

  6. Meu amigo que fez a portabilidade comigo esta tendo alguns probleminhas.

    O celular dele só fica em roaming e ele não consegue ligar pra alguns números. Amanhã ele vai ligar pra Oi e ver como resolver.

    O meu ta ok, não tive nenhum problema.

  7. boa sorte. vc sabe que brt e oi agora são a mesma m… , digo, coisa, né? boa sorte.

    fiz a portabilidade do fixo pra net junto com o combo. foi rápido e tranquilo. mas a linha antiga começou a tocar e eu fui atender pra saber o que poderia ser. simplesmente, era um outro número de uma outra pessoa que, coitado, tinha pedido instalação de adls. coitado. tive profunda pena.

    e aí a brt ligou aqui em tom de ameaça pra saber por que eu tinha feito a portabilidade e ainda falou que eu teria que pagar multa por conta de um produto que eu tinha pedido numa segunda e, pela bela (sim, isso foi irônico) qualidade do serviço, quis tirar na quarta. a moça da anatel não só disse que abriria mais um (sim, MAIS UM) processo contra a brt e ainda falou pra eu ir ao procon.

    é uma beleza.

  8. Essa raça das operadoras de telefonia tinham q dar as mãos para as companhias aéreas… Ooooo racinha disgramenta!
    alguns meses atrás tentei trocar meu aparelho na Tim (sou cliente da tim desde q ela começou aqui no brasil praticamente), o aparelho q eu queria custava em torno de 1700 reais preço cheio, não consegui nem 300 reais de desconto. fiquei puto, mas, como ainda estava fidelizado aguardei. Agora acabou minha fidelização e fiz o mesmo procedimento, resultado? comprei o mesmo aparelho de 1700 por 54 reais!! isso mesmo… 54 reais! como nunca tive problemas operacionais com a tim, aceitei mais 1 ano de fidelidade. vamos ver!

  9. Boa dica Dudu, assim que der quero pegar um iPhone da Vivo e queria manter o meu número, vamos ver se rola! Te mantenho informado, ainda falta alguns meses hehehe

  10. nós possuiamos um plano empresarial da tim ha mais de 4 anos, e eu ja passei muita raiva com eles, cobranças indevidas, mau atendimento e quando a gente pedia um plano melhor eles ofereciam uma coisa mas continuava a mesma m… de antes, entao decidimos mudar pra oi, a portabilidade foi feita, a oi atrazou o envio dos chips, pois fizeram o cadastro com on nossos dados incorretos…até aí tudo bem, o pior é que estamos ha mais de 10 dias com os chips inativos, tentando ligar pra oi e ninguem consegue explicar o que acontece, para eles está tudo certo…inclusive quando comecei a escrever este comentario recebemos uma ligação da oi pra tentar resolver…vamos aguardar (mais ainda) para ver qual é o problema…
    boa sorte pra todos…e pra mim tambem

  11. Estou pensando em mudar para a TIM, comprei ano passado logo quando a OI chegou em São Paulo e por causa dos R$20,00 de bônus todos os dias, mas o sinal é muito fraco. Uma menina que trabalha na OI me disse que eles investiram muito em propaganda, mas em sinal nada. Sempre tive da TIM por ter mais promoções que as demais operadoras, mas vou esperar ainda acabar esse 1 ano com a operadora OI e migrar para outra.

  12. Bom dia a todos!!
    Sou consultor da tim e o que precisarem sobre planos corporativos posso tentar ajudar.
    ok
    É só adicionar no msn:alexandretim@hotmail.com
    Abraços

  13. Minha portabilidade claro pra vivo deu errado. Já regarreguei na vivo e tudo, ligo sendo vivo, mas quando alguém me liga cobra nos créditos da pessoa como se eu ainda fosse claro ¬¬ Daí li esse seu post aí que diz nessa parte: “Até lá não pode colocar o novo chip no aparelho!” E a atendente da vivo que fez a portabilidade colocou logo o chip no celular, já que eu eu havia comprado um aparelho novo, só que dava aquilo de “registro sim falhou”. Ai quando o da claro (no celular velho) parou de funcionar, liguei e pegou o da vivo. Mas ai ficou esse problema de quando eu recebo ligações. E ninguém resolve nada =( Abraço

  14. Rhayanna, a atendente deve ter feito coisa errada, mesmo. Não pode colocar o chip antes da hora e ela colocou. Esse pessoal com falta de instrução é foda.

    Vai lá e reclama, pede pra fazerem de novo. A palavra mágica é: Procon

    Boa sorte :)

  15. Eu fiz a portabilidade da claro para oi, a atendente da oi mandou eu ir testando o chip. então tem que espar o chip da claro não funcionar mais. pra depois colocar o chip da oi?

Deixe uma resposta

Campos com * são obrigatórios.


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>